como se proteger de fraudes e ataques cibernéticos

Como é o último artigo do ano será o mais importante, como se proteger?!
Mas você sabe a diferença entre hacker e de cracker ?

💻🖱
De uma forma geral, hackers são indivíduos que elaboram e modificam softwares e hardwares de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas ou adaptando as antigas. Já cracker é o termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança.
93% Da população brasileira não sabe a diferença.
Se poucos sabem os termos corretos imagina quantos sabem se proteger dos mesmos.
Como se proteger de fraudes e ataques hackers:
Caso você possua uma empresa ou seja famoso, é importante estar sempre atento em relação a sua segurança e privacidade, no final das contas a maior parte dos ataques realizados possuem alvos grandes. Nem por isso nós estamos 100% livres de sofrer algum ataque, os ataques que geralmente afetam usuários, são como “um tiro no escuro”, o atacante apenas quer testar seus conhecimentos ou atacar alguém aleatoriamente, e nesse leque de pessoas “aleatórias”, você pode acabar sendo hackeado.
     Dicas rápidas 
1-Verificar a url de links, principalmente aqueles que envolvem login.
2-Não “baixar” qualquer aplicativo, documento, etc. Através de sites de terceiros.
3-Ativar em todos os seus aplicativos, a verificação de duas etapas.
4-Estar sempre atualizando o seu S.O
5-Utilize senhas difíceis e que não tenham relação com hábitos, datas, familiares e qualquer coisa que tenha relação com você e com o seu dia a dia.
5-Não permita que outras pessoas mexam em seus aparelhos. 
(Ser for algo importante bote user como convidado).
6- Evite dizer seu nome completo e informações pessoais para desconhecidos.
Até onde a falta de segurança e privacidade pode me afetar?
Imagine a seguinte situação, você está em casa assistindo TV tranquilamente, seu celular vibra e você percebe que há uma nova notificação, não só uma, várias; todas relacionadas a compras feitas utilizando seu cartão de crédito. Agora pensemos em outra situação, imagine que você participou de um concurso público, no qual, quando você foi fazer sua inscrição pediram informações do tipo cpf, etc. Qualquer um que tenha o mínimo de conhecimento sobre google hacking poderia achar esses dados. Também poderiam estar te observando através da câmera do seu celular, com a finalidade de capturar momentos íntimos ou algo do tipo para te chantagear futuramente. Enfim, essas três situações demonstram um pouco de como você pode acabar se dando mal devido à falta de segurança (exemplos 1 e 3) e a falta de privacidade (exemplo 2 e 3). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

explosões de pagers: análise de inteligência

megabits e megabytes

AS REAIS APIS DO HTML 5